terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

"Fazei muitas covas" 2 Reis 3.1





Nessa passagem, Deus fala com o Profeta Elizeu no meio de uma guerra onde três reis estão envolvidos.
Israel foi dividido em dois governos, o do norte e o do sul (Judá e Samaria). Nessa passagem Judá era governada pelo rei Josafá, rei fiel a Deus e Samaria pelo rei Jorão, filho de Acabe e Jezabel e não era um rei bom.
Jorão ia guerrear contra os moabitas e pede ajuda ao rei Josafá. Uma viagem longa pelo deserto quente e escaldante de Edon, mais ou menos sete dias caminhando os exércitos e a água acabou. O exército já fraco, sem água e a guerra sequer havia começado. Jorão preocupado, pois sabia que não tinha moral para entrar na presença de Deus pede socorro para o rei Josafá. O rei Josafá pergunta para seus homens: Existe aqui algum profeta do Senhor? Aí aparece Elizeu. Os profetas também participavam das guerras, das politicas, da sociedade de seu país, pois Israel aprendeu a colocar Deus a frente de tudo.
Depois de certa resistência da parte de Elizeu (Elizeu não gostava do rei Jorão), ele resolve colaborar por amor ao rei Josafá e solicita a presença de um músico para que primeiro adorassem a Deus e depois solicitassem o seu favor.
O Espirito Santo de Deus se apodera de Elizeu e dá uma ordem: Que o exército fizesse muitas covas no vale onde estavam. O exército obedece mesmo não entendendo nada, mesmo não tendo ferramentas para isso, usando suas espadas e o que pudessem usar para cavar.
E mais tarde as águas desceram das montanhas, uma enchente sem ventos, sem chuva, águas vermelhas como sangue enchendo as covas.

Três coisas que as covas representam na vida cristã:

1- Representam as reservas espirituais que devemos preparar (Jejum, oração, caridade, ofertas, etc.).
* Cornélio era um gentil, homem íntegro e bondoso, fez uma reserva enorme nos céus com seus atos de amor e Deus se lembrou dele e mandou Pedro até ele e Cornélio e toda sua casa foram salvos.

2- As covas representam o tamanho da fé que cada um possui. Cada soldado cavou sua cova de acordo com sua fé, uns mais profundo, outras mais rasas.
Qual é o espaço, qual é o tempo, qual é o esforço que estamos dispostos a fazer por nossa vida espiritual, pela nossa família, pela nossa igreja, pelo nosso próximo, por nosso Deus? Qual a profundidade de nossa dedicação nas coisas de Deus?
A Bíblia diz que no fim da madrugada, estando os soldados ainda dormindo, desceram as águas de Edon e se formaram muitas lagoas no vale onde estavam acampados e puderam matar sua sede e de seus animais e ainda ficou muita reserva.
Deus nos sacia, nos alimenta e nos põe em pé antes das guerras acontecerem.

3- As covas representam a capacidade que cada cristão tem de fazer as obras de Deus. Cada cristão possui uma capacidade, um dom, um talento, uma medida de fé para realizar a obra de Deus.
Romanos 12.3 Até para saber os mistérios (as coisas de Deus são profundas e grandes, não são todos que aguentam os mistérios de Deus e suas manifestações). O povo se apavorou quando Moisés desceu do monte, ele teve que cobrir sua cabeça, pois ficou assustador e resplandecente.
Efésios 4.11, I Coríntios 12.28 aos 31 nos diz que é Deus quem coloca, nomeia e capacita.

Conclusão
Faça uma poupança com Deus, façamos nossa parte com excelência, pois Jesus virá buscar um povo zeloso e de boas obras. Tito 2.14                             

Comunidade de Cristo