domingo, 17 de novembro de 2013

Lições extraídas da pesca milagrosa (Lucas 5.1-7)


Aqueles homens liderados por Pedro eram homens talentosos, profissionais, experientes, tinham todas as manhas para se pegar peixes (temos que ser bons naquilo que trás nosso sustento).
Esses pescadores trabalharam a noite toda, mas não foi possível pegar peixes e esgotaram suas forças.
Foi o mesmo que trabalhar o dia todo e não ganhar nada.
Toda situação pode ser revertida quando Jesus está conosco. Com Jesus nós choramos menos, as portas vão se abrindo a nossa frente, na medida em que caminhamos, ele vai indicando o caminho, nos dá estratégias e nos capacita.
Aqueles pescadores acabaram descendo do barco, e o barco aqui representa a Igreja. Estamos no barco, na Igreja de Cristo, não sendo um crente nominal, mas pertencendo a Igreja Universal de Cristo, que não tem placa, nome nem dominador, onde o Cabeça é Cristo.
Descer do barco é abandonar a Igreja, os irmãos, a comunhão. Somos brasas vivas e se sairmos da fogueira nos tornaremos
um carvão. O braseiro é a comunhão dos santos.
-Não devemos descer do barco, somos vitoriosos.
-Eles lavaram suas redes para guardá-las, pensando: esse lago não dá mais peixe. A rede pode significar os talentos que Deus nos deu e que muitos estão enterrando-os. 
Jesus observa nosso trabalho, ele observou a pesca e a frustração daqueles homens.
Jesus está atento, o olhar Dele é tão preciso tão poderoso que Ele percebe até os fios de cabelos de nossas cabeças quando caem não que Ele fique contando, mas no sentido de ter o olhar aguçado. Deus vê os problemas da gente e vê solução também.
Nossa visão periférica é ruim.
Jesus entrou no barco. Eles fracassaram porque Jesus não estava no barco com eles.
Os peixes podem se esconder a tempestade e o vento podem balançar o barco, mas se Jesus estiver a bordo tudo pode acontecer.
Mas antes de dar a solução a Pedro, Jesus pediu o barco emprestado pois havia uma multidão para ouvir a sua sabedoria. Ele cuidou das coisas espirituais antes de resolver as materiais.
Muitas vezes a obra de Deus emperra porque deixamos as coisas do mundo tomar a frente, nosso descanso, nossas vontades e por deixar as coisas do alto para trás. Aí depois se der tempo, se der coragem e por ai vai.
Precisamos inverter isso, nos preocupar mais com as coisas do nosso Deus.
Antes de realizarem a Grande Pesca, tiveram que ouvir a Palavra de Jesus.
Jesus sempre começa glorificando ao Pai. Tudo o que Ele fez foi colocar as coisas espirituais na frente.
Jesus nos prepara para recebermos suas bênçãos para que elas não nos sirvam de tropeços.
Nessa passagem Jesus disse: Vai até o mar alto. Ele poderia trazer os peixes perto da praia, mas não. Ele mandou que fossem ao alto mar. No meio do mar não haveria distrações nem multidões. Jesus quer profundidade no relacionamento conosco. Precisamos nos afastar da beira da praia, sair do conforto para nos aprofundarmos no mar da fé e não ser como aqueles pernilongos superficiais que andam em cima d'água.
Quem anda pela fé não está nem um pouco preocupado. Se Deus quiser nos levar Ele nos leva.
Chega de distrações e perda de tempo. Vamos nos posicionar e orar pela nossa família, pelos nossos amados, pelos nossos amigos e inimigos, pelos perdidos, cuidar dos feridos e famintos, usar nossos dons e talentos para a Glória de Deus.
À medida que caminhamos com Deus Ele vai confiando em nós e nos dando ferramentas novas.
Jesus disse: lançai as vossas redes. Essa palavra era um contra senso naquela hora do dia, pescar de dia. Talvez aqueles pescadores pensassem: Jesus é carpinteiro e não entende nada de pescaria. Isso ocorreu no começo do Ministério de Jesus, Ele era pouco conhecido ainda, talvez fosse a primeira vez que Pedro estivesse frente a frente com Ele.
Pedro disse humildemente: Sobre tua palavra lançarei a rede.
Sendo ele mestre em pescaria, conhecedor das luas, ele confiou em Jesus. Pedro nos ensinou muito tentando de novo e obedecendo a voz do Mestre e as redes se encheram de peixes e ele dividiu a benção chamando seus amigos. O milagre vem e atinge outros barcos. Ambos encheram os barcos. Isso foi possível porque Jesus estava a bordo.
Diante de frustrações, lutas, tragédias, jamais abandone o barco. Use suas redes e não coloque seus talentos no armário. Assim o milagre virá e alcançará muitas vidas além de você.

Que passagem grandiosa. Obrigada Espírito Santo querido, por não a lermos apenas como uma passagem histórica. O teu Evangelho tem tudo isso e muito mais.

sábado, 2 de novembro de 2013

Olhando para Jesus Hebreus 12.2




Isso é verdade para os que creem.

Autor é o que cria que inventa.

Foi Jesus quem inventou a fé, inventou a certeza. Não somente a inventou, mas veio provar se o que ele criou realmente funcionava.

Na vida Dele aqui na terra Ele andou pela fé, viveu pela fé, curou pela fé, se alimentou pela fé, fez maravilhas pela fé e se entregou (morreu) pela fé.

As pessoas não são salvas porque não creem, não tem fé.

Muitos estão olhando para Homens, simples mortais.

Vivemos em uma época em que a humanidade fixa seu olhar a homens que usam de todas as artimanhas, conhecimento, eloquência, beleza, para se tornarem em alguém que atraia os olhares e isso tem funcionado.

O olhar biblicamente falando tem o significado de se espelhar, ter por imagem, imitar, confiar, copiar e aprender.

O Homem se revela verdadeiramente o que ele é dentro de sua casa.

Fora de casa é fácil colocar máscaras de humildade, piedade, enfim, do que estamos longe de ser.

Podemos até vir de uma ruindade, mas estamos melhorando a cada dia que olhamos para o Mestre. Estamos em aperfeiçoamento e está sendo gerado em nós a verdadeira humildade, mansidão, temperança e o amor de Deus em nossos corações.

Quando olhamos para os homens percebemos características semelhantes no temperamento.

Só o Evangelho de Cristo tem o poder de mudar nossas características e o mundo vai estranhar nossas atitudes.

Passaremos do olho por olho ou eu quero justiça (quero vingança) para oferecer a outra face.

O Homem é limitado ao Tempo, Espaço e Circunstâncias.

Se teu pai estiver dependendo de você agora para respirar lá no Paraná e você estiver em Maceió, certamente ele morrerá devido ao tempo que levará.

Conseguimos aguentar alguns dias acordados, mas logo o sono nos vence.

Na inquisição os cristãos morriam de sono. Eram colocados em pranchas estreitas onde não tinham como se sentar e embaixo havia um buraco cheio de crocodilos famintos. Um ou dois ou no máximo três dias eles aguentavam, mas depois disso acabavam caindo de sono.

Quando olhamos para Homens nós caímos.

Não dá para seguir filosofias humanas cheias de vaidade.

Ninguém é como Deus, não existe nada como Ele. Isaías 64.4, Isaías 45.5.

Quando Deus diz que Ele não divide com ninguém sua Glória  não é porque Ele é egoísta, mas porque não existe outro. Deus disse: “Antes que houvesse dia EU SOU” Isaías 43.13.

Esses errantes e caminhantes das trevas não escaparão das mãos de Deus. Nada escapa de suas mãos (juízo), mas das mãos humanas quase tudo escapa. Escapa justiça, juízo, sabedoria, perdão, falta de atitudes, escapa também coragem, etc.

Se não estivermos atentos ao que Deus nos pede em sua Palavra, Ele também não nos ouvirá e estaremos entregues a sorte. É reciproco.

Imitamos muito mais do que criamos. Para criar é preciso dedicação, estudo, pesquisa, tempo, dedicação, informação, etc.

Quando olhamos para Jesus descobrimos que Ele cria e sustenta tudo pelo seu poder. Quando olhamos para Homens descobrimos que sua visão é limitada e sua percepção é curta. Só há pouco tempo atrás descobrimos os micros mundos (organismos) e mesmo assim a ciência quer tirar a Glória de Deus e dar uma de sabe tudo com suas “teorias loucas” sendo apenas teorias sem nenhuma conclusão.

Quando olhamos para Jesus descobrimos que seus olhos estão em todo lugar “Provérbios 15.3”. O Senhor vê tudo, mas seu olhar está sobre aqueles que o temem (respeitam).

Máscaras com Deus não funcionam. Não há criatura nenhuma encoberta perante Ele (anjos, demônios e homens).

Deus possui muitos atributos: Onisciência = Oni latim Tudo, sendo conhecedor de tudo, de toda a ciência.

Nosso tempo é conhecido como Chronos e o tempo de Deus é Kairos. Deus domina o tempo. Ele é conhecedor antes de existir o tempo.

Quando olhamos para o Homem (filósofos, psicanalistas, cientistas, etc..), nossos problemas são gigantes, mas quando olhamos para nosso Deus o gigante sou eu.

Ele é socorro presente na angustia e está acima do tempo e do espaço.

Vamos olhar para Jesus. Ele é sobrenatural e transcendental e mais do que tudo que possamos imaginar.
É tempo de buscarmos a Deus.  (k\k