terça-feira, 14 de maio de 2013

Três tipos de pessoas não aptas para o Reino de Deus. Lucas 9. 57 a 62



1º tipo de pessoa que Jesus destacou: Os que olham para si (verso 58). O reino de Deus não oferece conforto, não tem folga nem descanso e nem é confortável. Jesus confirma isso quando disse: a raposa tem covis (retiro, segurança, abrigo), os passarinhos, ninhos, mas o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. Jesus não tinha casa pra morar, consequentemente não tinha colchão, travesseiro, cobertor, banho, refeição, mas tudo isso não o impediu de realizar a Obra de Deus. Jesus não ficava olhando para suas necessidades pessoais e reclamando para Deus. Ele confiava que Deus iria providenciar todas essas coisas no dia a dia. Não que não possamos ter uma casa, mas que o Reino de Deus é uma luta, em primeiro lugar conosco, com nosso ego, com nossa alma que é folgada, animal, que gosta do que é bom.
Deus nos deu a alma para que ela cuide de nossas vidas, é ela quem está atenta quando atravessamos uma rua, a alma tem vida própria e sempre quer levar vantagem. Ela tem que ser doutrinada, pois está propensa as tentações. Ela trabalha juntamente com nossa mente e precisa ser restaurada pelo Espírito Santo de Deus. Se a deixarmos livre faremos coisas que não convém. Deus sempre nos alerta. Devemos entregá-la a Cristo. Não devemos olhar para nós mesmos, preocupados com a vida. Jesus confiava em Deus no dia a dia. Muitos hoje estão focando prosperidade, cura, libertação, nós não desprezamos nada da Bíblia, mas focamos a Jesus Cristo, nunca nos esquecendo de que Deus é Aquele que veste o lírio dos campos e alimenta as aves do céu.
2º tipo de pessoa que Jesus destacou: Os que olham para o lado (verso 59). Não ligam para si mesmos e ficam preocupados com os outros. A princípio parece ser nobre, ser bom, mas não são, quando as pessoas (pai, mãe, filhos, esposo (a), irmãos) nos impedem de fazer a obra de Deus. Dá pra dividir as responsabilidades com a família, pagar profissionais em algum momento, não devemos abraçar tudo e com isso arrumar desculpas para não estar na congregação buscando crescimento, adorando nosso maravilhoso Deus. Sempre se dá um jeito. Precisamos confiar que Deus está cuidando dos nossos amados. Deus é nosso ajudador e não podemos ser impedidos.
-Senhor, eu não te sirvo direito porque preciso cuidar de meu pai;
-Senhor, meu irmão está doente;
-Senhor, como vou pregar salvação se meu pai, minha mãe  meu irmão não são salvos ainda?
Eu e minha casa serviremos ao Senhor era uma regra num passado onde a família era obediente, eram outros valores, outro respeito e o Apóstolo Paulo pode dizer aquilo naquele momento. Hoje a profecia para nós é pais contra filhos, filhos contra pais, nora contra sogras, e não podemos esperar ganhar a família para servimos a Deus. Quem pode garantir que eles serão salvos?

3º tipo de pessoa que Jesus destacou: Os que olham para trás (verso 61). O passado é lixo, não podemos ficar presos lá. Lá há uma radioatividade negativa, quem vive de passado é o museu.  Se temos a Cristo hoje,  nossa vida com certeza é bem melhor, mesmo sendo cristãos de berço, há um aperfeiçoamento na vida física, intelectual, sentimental de quem caminha com Cristo. Não podemos ter medo do futuro.
Quando o Profeta Elizeu foi chamado, tudo que ele tinha era uma junta de bois e um arado, e ele matou seus bois, chamou seus amados e fez um churrasco, para que ele não olhasse para trás, talvez ele amasse cuidar da terra, mas ele fechou essa porta e minou as possibilidades de voltar.
Conclusão: Quer ser um seguidor verdadeiro de Jesus? Não fique com excessos de cuidados consigo mesmo, creia que Deus proverá, nem com excessos de preocupações com seus entes queridos, os entregue nas mãos de Deus e não viva do passado, pois Deus tem novos projetos e desafios para nós. No final de tudo veremos que valeu a pena seguir ao Nosso Senhor Jesus. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário