segunda-feira, 15 de julho de 2013

Quem vai ganhar?



Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.
Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.
Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado. (I Coríntios 9:24-27).
Nessa passagem, o Apóstolo Paulo falava aos Coríntios que nas competições só perdiam para a Grécia.
Paulo era um conhecedor dos esportes, porque não foram poucas as vezes que ele fez referências a eles para falar da vida em Cristo. Paulo usava aquilo que seus ouvintes gostavam para ensinar e a partir desse texto descobrimos quem é que vai ganhar.
A igreja é um time e temos que vencer juntos. Temos os atacantes, defesa, centro avante, (esses são dons, posições) dentro do Corpo de Cristo.
·       Ganha quem corre para um alvo.
Paulo diz: "Não corro como quem corre sem alvo".
Ele sabia que quem corresse nas competições sem um objetivo, não iria chegar a lugar nenhum.
Ele também diz em outro lugar: “... prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus" Filipenses 3.14.
Nosso alvo é o prêmio que está em Cristo Jesus, é fazer de nossa vida como fez Jesus, é esperar poder um dia contemplar a face linda do nosso Mestre. Corremos para alcançar uma coisa certa.

·       Ganha quem luta contra um inimigo (adversário) definido.
Paulo diz: "Não luto como quem esmurra o ar". Os lutadores também lutavam nos estádios. Na hora da luta o inimigo tinha que ser conhecido e definido, senão a luta estava perdida.
Na vida cristã é a mesma coisa. Não estamos mais em treinamento, nossa luta é pra valer! E contra quem lutamos?  “Pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra forças, poderes, castas de demônios, dominadores deste mundo, contra as hostes espirituais da maldade nas regiões celestiais” Efésios 6.12
Eles querem se assentar no Trono que é de Deus e que está em nossos corações.

·       Ganha quem consegue fazer o Espírito dominar sobre a carne.
O que será que Paulo quis dizer com "subjugo, esmurro meu corpo e faço dele o meu escravo". Será que Paulo era masoquista ou se autoflagelava?
Obviamente que não. Paulo era um Homem cheio do poder de Deus e sábio. Ele estava falando da disciplina do espírito sobre a carne.
Veja o que ele diz em outra carta: “Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja, ou seja, para este mundo, mas quem, de acordo com o espírito, tem a mente voltada para o que o espirito deseja que são as coisas do alto, do céu." Romanos 8.5
É assim que você vencerá a luta, o jogo, a corrida.

·       Ganha quem alcançar o prêmio já vencido por Jesus na cruz.
É importante lembrar que nada do que fizermos nos fará merecedores do prêmio.
Paulo compara o prêmio que os atletas da sua época levavam para casa. Era uma coroa feita com folhas de louros, que murchava e se desfazia. Mas a coroa que alcançamos em Cristo é incorruptível. Verso 5.
O autor de Hebreus (que há suspeitas de que poderia ter sido Paulo), também faz menção de um estádio lotado de testemunhas de uma corrida.
Ele diz: “Portanto”, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo que nos atrapalha e do pecado que tão de perto nos envolve, e, corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé.
Ele pela alegria que lhe fora proposta suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se a direita do Trono de Deus. “Pensem bem Naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem” Hebreus 12.1-3
Os corredores tinham que se livrar de todo peso para correr em direção à meta. No caso do cristão, Jesus já alcançou a meta e já ganhou esse prêmio por nós, de forma que nós não o merecemos, mas apenas o recebemos pela graça de Deus.
Conclusão:
-Vai ganhar aquele que colocar os olhos em Cristo;
-Aquele que não corre segundo suas próprias forças;
-Aquele que não depende da carne, mas do espírito;
-Aquele que imita o seu Senhor, Salvador, Treinador e Campeão que é o Senhor Jesus Cristo.
Que sejamos mais que vencedores.

"Mas em todas as coisas somos mais que vencedores, por Aquele que nos amou" Romanos 8.37.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário